Tuesday 30 August 2011

"Tava drumindo, Sangoma me chamou”



Sangoma neste sentido seria uma/um praticante da medicina das ervas, adivinhação e aconselhamento na tradição Bantu Nguni (Zulu, Xhosa, Ndebele e Swazi), sociedades da Africa do Sul.

Também conhecidos na diáspora como NGANGAS ou INGANGAS.




A filosofia, ou o conjunto de concepções, práticas e teorias, são baseadas na crença nos espíritos ancestrais.

Em relação a canção do JONGO citada por Deivison Nkosi no meu poema “Sangoma, o encanto Bantu”...

‎"Tava drumindo, sangoma me chamou...tava drumindo, sangoma me chamou... disse levanta povo, cativeiro já acabou... disse levanta povo, cativeiro já acabou"

A minha teoria seria a seguinte:

“Nao creio que a canção do Jongo seja uma reflexão directa de Africanos escravizados vindos da Africa do Sul para o Brasil, mas sim uma herança dos povos Bantu Nguni (mencionados anterioremente), igualmente existentes em Moçambique. Eu tive o prazer de ter conhecido duas pessoas no Rio de Janeiro, sendo uma delas a Bia Onça, que reivindicam descendência Moçambicana.”
 
Claro,  Angola nunca fica muito longe da hipótese..No sul de Angola, fronteira com a Namibia existem povos com raizes Nguni e Khoisan.  Lembram-se do povo cujo idioma inclue o “CLIQUE”?  Eles de um certo modo também usam a expressão  “Sangoma”.

Sendo assim, eles teriam vindo do porto de Benguela juntamente com os Umbundus e Kimbundus.

Os filhos estão cada vez mais perto da Mãe...

No comments:

Post a Comment