Tuesday 30 August 2011

O herói Afro Holandês e o descontentamento da comunidade

“Tudo teve início quando uma mulher branca foi selecionada para construir a escultura de um Heroi negro...A maior referência da resistência anti-racista e anti-colonialista da lingua Holandesa.”







Para o povo de Suriname, antiga colonia Holandesa, Anton de Kom foi um herói que lutou pelos direitos humanos e sindicais. Lutou pela a auto-estima do seu povo e contra os traumas que sofreu como filho de um ex-escravo.

Tendo partido para a Holanda na década de 1920 em busca de um emprego, ele entrou em contato com vários movimentos anti-coloniais e comunistas.
Estes mesmos movimentos teriam reenforçado a sua consciência política.

Sei que foi preso em Suriname dez anos depois pelas suas atividades como conselheiro de trabalhadores contratados, sendo em seguida deportado para a Holanda.

Depois de vários anos de prisão publicou o livro  Nós os escravos do Suriname”, uma denuncia recta sobre o regime colonial e as circunstâncias degradantes que os escravos teriam vivido.

Na aquela época, o livro foi um escândalo!
Não se podia falar abertamente do sofrimento físico e moral, nem da  aflição e mágoas do povo negro.

Um homen livre durante a segunda guerra mundial, Anton de Kom ativamente juntou-se à resistência.
Ele morreu doente em 1945 num campo de concentração em Sandbostel, Holanda.

Eu lembro-me como se fosse hoje!
A estátua do herói negro foi revelada em meados de 2006, durante uma confrontação turbulenta no Sudeste da cidade de Amsterdão.

Nem eu e nem o resto da comunidade negra apreciou a ideia geniosa da artista Holandesa Jikke van Loons.

Logo após a revelação, a estátua foi cobrida com a bandeira do Suriname e o povo gritou: Nós não queremos um homem nu. Não somos mais escravos!

O descontentamento, a insatisfação e irritação da comunidade não seria apenas em relação a cor da pele da artista, mas pelo fato que a mesma tomou a decisão de esculpir a estátua do herói negro completamente nu. Nu!!!
Também pela postura e o argumento que a artista defende até hoje, insistindo que a imagem "mostra uma melhor representação do caráter militante do Antom de Kom" .

Dia 1 de Julho e’ o dia da abolição da escravidão em Suriname e Holanda.

Este ano espera-se uma maior manifestação e melhor comunicação entre os líderes da comunidade e a prefeitura da cidade de Amsterdão.

No comments:

Post a Comment