Tuesday 30 August 2011

Hmmmmmm Zumbi!!!




-Obrigado e sempre as ordens!
-Obrigado e sempre as ordens!
Grita o povo jubilante.
A lembrança e' Rei Zumbi Num cavalo galopante.

Zumbi nasceu livre em Palmares no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar das tentativas de torná-lo “civilizado”, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos. (Histórico)

A mais de 20 anos que não me conformo com essa estória.

“Zumbi nasceu livre em Palmares no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa.”


Mas que idioma falava o menino antes de ser capturado? Sera’ que não sabia falar aos 6 anos?
“Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.”

E essa estrategia militar que zumbi possuia, aprendeu com o  missionário português ou o tal que lhe batizou? Sera’ tão fácil assim aprender estratégias  de guerra e se tornar um grande guerreiro?
Não teria mais sentido se Zumbi teria vindo ja’ homen e guerreiro do Continente  africano?

Tudo muito vago para o meu gosto!!!

No comments:

Post a Comment