Tuesday 30 August 2011

Açúcar moreno (Os Afro-Cubanos)

Celia Cruz

Esta coisa de tentar hierarquizar a cultura dos africanos do Norte ('sudaneses', supostamente 'superiores') e os do centro para baixo (bantu supostamente 'inferiores'), ao que parece é uma prática colonialista recorrente (eu achava que só ocorria este preconceito no Brasil). Spirito Santo


Este tema caliente surge na hora H...Estou em pé de guerra com os que têm vindo a discreditar e ignorar as influências e contribuições da cultura Bantu (Angola, Congo e Moçambique) nas diásporas africanas.

E os Afrocubanos, seram a maioria de descendência Yoruba-Nagô ou Bantus?

Como muitos outros angolanos, o meu pai estudou em Cuba durante os anos do regime comunista. No vai e vem do intercâmbio entre estudantes angolanos em Cuba e professores e soldados cubanos em Angola, desenvolvi um extenso interesse para com a cultura Afro-Cubana.

Considero-me sortudo por ter tido a oportunidade de beber das águas ricas deste cultivo.

Os mesmos professores e soldados cubanos teriam-nos advertido sobre a forte presença da cultura Bantu de Angola.

Gente, surgiu uma discussão (construtiva) entre meu filho e eu, sobre a influência Bantu e Fon (ou Ibo) na cultura cubana. A santeria me parece bantu. Mas ele disse que a maioria dos que foram prá Cuba são do Golfo.
Cibele Verani

Houve quatro grandes grupos de africanos que foram trazidos como escravos para Cuba. Os povos Bantus da área do Congo e Angola foram a maior população de escravos importados para Cuba.

Cerca de 400.000 pessoas Bantu foram levadas para Cuba como escravos.

O grupo seguinte teria sido os Yorubas da Nigéria.
Estima-se que cerca de 275 mil escravos foram importados para Cuba a partir dos anos (1820-1860), provocando à queda do Império Oyo.

Os próximos teriam sido os Carabali também conhecidos como Abakua. Ibos (nigerianos Bantus) e  Ijaws do sudeste da Nigéria.
Eles foram levados no final de 1700 a início de 1800. Uma população estimada de 240.000.

Os últimos teriam sido os Arara. Eles eram de origem Fon, Ewe, Popo e Makhi.

Os Fon, Ewe, Popo e Makhi,  teriam vindo de Daomé e seus arredores. Certa de 200.000.

Mas claro, nao vamos cometer o erro de esquecer outros grupos da África que foram levados em pequenas quantidades.

Para o meu pai que sempre nos trazia boas notícias de Havana!

No comments:

Post a Comment